18/5 a 5/6 - Magia das cores - Simone Santos
Temática revelada através de paisagens românticas, reforçadas e agraciadas por toques de sensibilidade, cheios de movimento e ritmos.

  Cássio Mello
  José Munhoz
  Bea Machado
  Raquel Taraboreli
  Dario Dárguez
  Ceballos
  Paulo Cabral
  Carlos Domenech
  Calderon, Manuel
  MENNA BARRETO
  Mary Lúcia Al Assal
  Adriana Garibaldi
  Cecilia Cunha
  Cláudio Dantas
   Regina Pujol
  Zanotti


  Marcelo Neves
  Margarita Farré
  Santos Lopes
  Osmundo Teixeira
  Hildebrando Lima


O Restauro de pintura é, tradicionalmente, considerado uma disciplina afim da arte, razão pela qual a figura do restaurador tem sido comparada à do artista. Historicamente, o restaurador intervinha sobre a obra, acrescentando-lhe parte da sua arte, o que em muitas ocasiões levava à modificação de certas qualidades estéticas ou físicas e assim à perda ou modificação do seu significado. Atualmente, o conceito geral de restauro alterou-se de forma significativa. A área do restauro abarca também a conservação e, assim, o trabalho do restaurador já não se limita, unicamente à intervenção direta sobre a obra de arte, mas também ao dever de conhecer, avaliar e atuar sobre todos os parâmetros que contribuem para a preservação da obra. O restaurador pode atuar de diferentes maneiras na prevenção das obras dos bens culturais e obras de arte, seja pela conservação preventiva, conservação curativa e o restauro.

Conservação preventiva Monitora e/ou controla o processo de deterioração no meio ambiente em que se encontra um objeto de valor cultural. Consiste em ações diretas e indiretas dirigidas a adiar ou retardar os fatores responsáveis pela deterioração. Desse modo, objetiva-se a prevenção de danos futuros, criando as condições ótimas à conservação tendo em conta a manipulação, o transporte, armazenamento e exposição de objectos. Considera-se conservação preventiva o treinamento eficaz de todos aqueles que lidam com objetos culturais (como o conhecimento dos princípios básicos da conservação científica), o uso de embalagens adequadas ao armazenamento e ao transporte de uma obra de arte, a correta iluminação, as condições ambientais adequadas ou apropriadas a cada tipo de matéria-prima.

Conservação curativa Consiste numa ação direta efetuada sobre o objeto em tratamento, com a intenção de atrasar ou resolver definitivamente qualquer tipo de deterioração sofrida. A intervenção dá-se somente a nível do suporte e não da capa pictórica.

Restauro Consiste na ação direta sobre a capa pictórica, com a intenção de facilitar e devolver a sua compreensão e significado histórico, com o maior respeito possível pela sua estética, história e integridade física. A intervenção sobre uma lacuna (perda de policromia da capa pictórica) é considerada restauro.

A Manolo Saez Galeria de Arte possui profissionais qualificados para executar o serviço de restauração de sua obra de arte seja ela pintura, escultura, tapeçaria ou antiguidades em geral.